terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Desenhos de "novos" Alpines
Hoje trago os 3 desenhos vencedores num concurso levado a cabo pela revista "Berlinette Mag", publicados no nº 19 de Fevereiro-Março de 2007. Dois deles bem simpáticos.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Ficha Técnica dos Alpine A 110 1600 S e SC
Ficha Técnica dos Alpines A 110 1600 S e SC
In "Alpine Label Bleu - Série et Competition", de Christian Descombes, EPA Editions, 1991
Morreu José Megre
O Tap no Porto
Publicidade após Monte Carlo 73
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Rallye Verde Pino 2009
Pediram-nos a divulgação desta prova que é aberta a todos os nossos RENAULT, sejam eles mais ou menos Antigos, mais ou menos "possantes", mas que estarão em igualdade de circunstâncias, pois as velocidades a que se realizam as provas descritas no anexo deste mail, são escolhidas pelo próprio.
Assim um 4Cv poderá bater-se com um Alpine A610 (ou quiçá, um qualquer "Ferrarito" !! ), bastando-lhe para isso, ser apenas mais regular nos controles montados pela Organização.
Posso adiantar, que da experiência pessoal já tida em anteriores edições do Verde Pino, só tenho a elogiar as mesmas, muito bem programadas e melhor realizadas, embora esta edição me pareça ser bem mais "suave" em comparação com as duas bem "duras" em que participei há alguns anos atrás no 4Cv e como "pendura" num R8G; a grande diferença era a de que tinhamos de tentar manter as velocidades a que nos "obrigavam".
Este ano tudo é bem diferente ! Piloto, Pendura e Automóvel podem ser poupados !
Evidentemente que tenho a certeza que haverá pelo menos tempos máximos a cumprir, não vá haver um qualquer Participante que resolva fazer a prova a 5 ou 10 km/h... nunca mais acabava este Verde Pino !...
Apenas um aviso: a inscrição é apenas isso mesmo: uma inscrição na prova !
A parte de holelaria e restauração será por conta e escolha de cada um dos participantes, sendo necessário a reserva prévia de hotel. Mas, e aos inscritos, deverá a Organização, dar umas "dicas" sobre este assunto, já que o trajecto ainda não foi integralmente revelado.
Como esta divulgação é apenas feita via e-mail, peço-vos que também o façam junto de outroas Associados ou mesmo outros possíveis interessados em participar.
Então ?!!! Vamos lá encontrar-nos ??
Saudações Clubistas
O Rallye Verde Pino depois de marcar o arranque das Provas de Clássicos em Portugal nos ANOS 90, aparece depois de 12 anos de interregno com figurino inovador, quer da forma de disputa-lo quer nos veículos admitidos.
Procurando a simplicidade de participação com os menores custos possíveis, esta prova é destinada a todos aqueles que gostam de gozar o seu automóvel, quer ele sejam um Clássico, Pré-Clássico ou Desportivos até aos nossos dias.
Com este objectivo foi escolhido um itinerário com cerca de 600 Kms, que junta varias componentes, como a gastronómica, paisagística e desportiva. Esta ultima em circuito quer de Karting, Velocidade e Rampas Históricas disputadas em estradas fechadas ao trânsito, onde cada um escolherá sem restrições a sua velocidade ideal.
Juntando a estes ingredientes a possibilidade de termos pela 1ª vez todos os veículos de eleição quer eles sejam CLASSICOS, PRE-CLASSICOS e DESPORTIVOS até aos nossos dias, pensamos que estão reunidas todas as condições para mais um êxito.
Contamos Consigo
RALLYE VERDE PINO 2009
O Rallye Verde Pino 2009 realiza-se nos dias 29,30 e 31 de Maio de 2009
É um Rallye de Regularidade destinado a veículos Clássicos, Pré-Clássicos e Desportivos até aos nossos dias.
Haverá 2 tipos de Provas:
PRC-Provas de Regularidade em Circuito
PRP-Provas de regularidade em Rampa
Importante é que a equipa é quem vai definir a velocidade adequada para o seu veículo disputar as provas.
Nos circuitos o tempo da 1ª volta será o tempo de referência para as restantes.
Nas Rampas a 1ª subida será a referência para a segunda.
De notar que as rampas serão realizadas com a estrada fechadas ao transito.
O percurso terá cerca de 600 Kms e realizar-se-ão em 4 Circuitos de Karting, 1 Circuito de Velocidade e 3 Rampas Históricas.
PROGRAMA:
15 de Abril - Fecho das Inscrições a preço reduzido
19 de Maio - Fecho das Inscrições
29 de Maio - 17h00 às 20h30 – Verificações
- 22h00 - 1ºCircuito Karting( Leiria)
30 de Maio - 07h00 - 1ªRampa
- 09h30 - 2ºCircuito Karting
- 11h20 - 2ªRampa
- 15h30 - 3ºCircuito de Karting
- 17h30 - 3ªRampa
- 22h00 - 4º Circuito de Karting (Baltar)
31 de Maio - 11h00 - Circuito de Velocidade Vasco Sameiro
- 14h00 - Distribuição de Prémios
Valor de INSCRIÇÃO - 300,00 € até ao dia 15 de Abril
- 400,00 € até ao dia 19 de Maio
Este valor inclui seguro de prova, as duas Placas de identificação do Rallye, informações sobre onde poderá degustar as gastronomias da zona bem como os hotéis.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Regresso da Alpine em 2011?
REGRESSO DA MARCA ALPINE
A integração da Alpine na Renault foi, desde sempre, um assunto mal resolvido. Por explicar ficaram as greves "selvagens" de 1974 que "asfixiaram" Jean Rédélé que não teve alternativa à entrega da empresa e do projecto que idealizou à "Regie".
Em termos de percurso, a Alpine passou a ser Alpine Renault (altura em que conquistou o título de campeã do mundo de ralis), depois transformou-se em Renault Alpine, entrando em crise até se eclipsar.
Mas o nome Alpine mantém-se forte, com uma legião de fãs espalhados por todo o mundo, disputando "a peso de ouro" os cerca de 5.000 exemplares de A110 que ainda restarão em condições de serem comercializados.
Daí que de tempos a tempos surjam notícias e desenhos/maquetes ilustrando a possibilidade da Alpine poder voltar a produzir automóveis míticos. A ver vamos!
Agora é a revista "Quattroruote", do mês de Março, que na sua edição portuguesa anuncia a possibilidade do "Regresso do Alpine" para rivalizar com a Abarth com as versões "apimentadas" dos Twingo, Clio e Megane, ao mesmo tempo poderia realizar um pequeno Gran Turismo na senda dos míticos A110.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Treinos Rali Tap 73
Robert Neyret no 5º Rali Tap - 1971
Robert Neyret fiocu conhecido pela sua ligação à Citroen (DS's) mas nos anos 70 teve uma ligação fortíssima à Alpine sendo ainda responsável pela criação do Team Aseptogyl (marca de dentífricos de que era dono) que tinha os conhecidíssimos A110 cor de rosa e branco, com equipas exclusivamente femininas.
Robert Neyret - Tap 71
Monte Carlo 1969
Bacquets/bancos
Notável fotografia da assistência da equipa oficial da Alpine (Service Competition) no Rali de Monte de Carlo 1969 vendo-se as bacquets dos vários pilotos, Vinatier, Andruet, Lusenius e Nicolas. Uma fotografia que mostra o cuidado e a atenção dispensada a pormenores tão determinantes como a posição de condução.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Assistência no Rali Tap 73
Magnífica fotografia de uma assistência da equipa liderada por Jacques Cheinisse no Rali Tap 1973 com os carros de Nicolas, Darniche e Thérier.
In "Alpine", de Dominique Pascal, Editions E.P.A., 1982.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Ficha Técnica dos Alpine A 110 de Fábrica
Ficha Técnica dos Alpines A 110 1800 VB Grupo 4
In "Alpine Label Bleu - Série et Competition", de Christian Descombes, EPA Editions, 1991
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Ficha dos A110 1600 S e S Grupo 4
Ficha Técnica dos Alpines A 110 1600 S e 1600 S Grupo 4
In "Alpine Label Bleu - Série et Competition", de Christian Descombes, EPA Editions, 1991
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Rali de Marrocos 75 - Bob Neyret
sábado, 7 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
I Encontro Ibérico Alpine
Homenagem a D. Jaume Segarra
Paulo Sousa, Presidente do CAR - Clube Antigos Renault Portugal, entrega uma salva de prata a D. Jaume Segarra em sinal de reconhecimento dos "Alpinistas" portugueses pelo trabalho desenvolvido na divulgação dos Alpines FASA, fabricados em Valadolid, Espanha. Jaume Segarra é autor do livro "Alpine Mito y Pasión - Interclubs del Alpine España".
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Pilotos de F1 que correram em Alpine
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Willys Interlagos na Topos & Clássicos
Ao longo de quatro páginas, Ferraresi conta a história da opção de construir o Alpine no Brasil, denominado Willys Interlagos, fabricado pela Willys Overland do Brasil destacando o papel do seu Presidente William Pearce.
O carro foi apresentado no II Salão do Automóvel de 1961, sendo construído em São Paulo. Tratava-se do Alpine A108 e o mais potente tinha 70 cv e uma cilindrada de 998 cc e dispunha de uma caixa de 4 velocidades. Graças ao peso de 660 Kg acelerava de 0 aos 100 em 14 segundos e atingia 160 Km/h. O Interlagos fabricou-se nas versões coupé, berlineta e descapotável (convertível).
Em 1966, a Willys passou a disponibilizar apenas um motor de 850 cc e 55 cv. Nesta ano a Willys preparou o lançamento do 1300 cc, semelhante ao A110 europeu, mas a aquisição da Willys pela Ford abortou o projecto sendo apenas produzido um exemplar adquirido por Mauro Sales.
A produção do Interlagos terminou em 1966 tendo-se fabricado 822 unidades.