domingo, 31 de janeiro de 2010

Alpine domina Monte Carlo Histórico 2010


Os Alpine Renault estão a dominar a edição 2010 do Rallye Monte Carlo Histórico chegando ao final do dia de hoje ao parque de Valence como grandes dominadores da prova.
Após a 5ª Zona de Regularidade, "La Cime du Mas-St Jean Royans", a classificação era liderada por Alain Lopes/Georges Van Oosten, em Alpine Renault A110 1600, com 193 pontos, seguido de Jose Larepp, em Opel Kadett GTE, com 223 pontos.

Bruno Saby/Denis Giraudet, em Alpine Renault A110, ocupam a 6ª posição, com 412 pontos, enquanto Jean Pierre Coppola/Olivier Sussot , em Alpine Renault A310, são décimos com 533 pontos e os noruegueses Henning Jorstad/Tinne Hallre, em Alpine Renault A110 1600 SX, seguem na décima primeira posição, com 537 pontos.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Alpinche de Reverter


Cá está a reprodução da reportagem da revista "Auto Deporte", de Agosto de 1971, sobre o Alpinche, metade Alpine A110 1300 metade Porsche 911R, levado a cabo pelo galego Estanislao Reverter. Abaixo, apresentamos a referência feita à aventura "Alpinche" por Jaume Segarra, no seu livro "Alpine Mito y Passion".
Curioso a faixa na porta, look claramente Porsche, com a inscrição/merca REALPOR, talvez de Reverter/Alpine/Porsche.
Em 1971, com este Alpine Porsche de grupo 6, Reverter foi 3º no XIX Rallye de España, ganho por JP Nicolas, 3º no IX Rallye Internacional a las Rias Bajas, 2º no V Rallye Internacional Bosch Memorial Jaime Segovia, 3º no VIII Rallye Prémio Ciudad de Oviedo, terminando o campeonato ganho por Lucas Sainz na 6ª posição.
Em 1972, o Alpinche passaria a grupo 5 e terminaria o campeonato na 5ª posição.
Em 1973, Reverter foi 3º no V 500 Km Nocturnos Bujías Bosch e 2º no XXI Rallye de España, terminando o campeonato na 12ª posição.
Em 1974, Reverter conseguiu um excelente 5º lugar final no Campeonato depois de ter sido 3º no XI Criterium Luis de Baviera, 4º no VI 500 Km Nocturnos Alicante, e 6º no XI Rallye Costa del Sol.

sábado, 23 de janeiro de 2010

13º Rallye de Monte Carlo Histórico

Estatística do "Monte" 2010

Partida das cidades de: Copenhaga, Bad Hombourg, Rennes, Barcelona e Turim;
340 equipas admitidas à partida;
Bad Hombourg: 43; Barcelona: 60; Rennes: 93; Turim: 120; Copenhaga: 24;
40 marcas inscritas: Porsche: 55; Alpine Renault: 30; Alfa Romeo: 26; BMW: 25; Lancia: 25; Ford: 21; Renault: 17; Opel: 14; Volvo: 14; VW: 11; Fiat: 10 ...
Pilotos de 24 nacionalidades: 309 Franceses; 56 Noruegueses; 47 Alemães; 44 Italianos; 43 Espanhóis; 36 Belgas; 31 Suiços; 28 Ingleses; ... e 3 Portugueses.
Os 3 portugueses presentes são navegadores e estarão nos carros números:
- 53 António Caldeira, navegador de Gonzallo Rico-Avello, em VW Golf GTI. Partem de Barcelona;
- 117 José Marques Segarra, navegador de Javier Ortega, em Lancia Fulvia HF 1.6. Partem de Barcelona;
- 266 José Vieira, navegador de Patrick Jalliffier, em Alpine Renault A110 1.6. Partem de Barcelona.

13º Rallye de Monte Carlo Histórico

Itinerário

29 de Janeiro - Percurso de Concentração para as 340 equipas inscritas, com partidas de Copenhaga, Bad Hombourg, Turim, Rennes e Barcelona;
30 de Janeiro - Chegada ao Mónaco ao Parque do Cais Príncipe Alberto I, a partir das 11.55h para os concorrentes de Turim.
31 de Janeiro - Etapa de Classificação "Monaco-Valence", 290,59 Km, com partida a partir das 6.30h e chegada prevista para o primeiro às 16.35 h. Disputam-se 5 Zonas de Regularidade.
1 de Fevereiro - Etapa Comum - 1ª Parte - "Valence - Valence", 187,78 Km, com partida a partir das 8.00h e chegada às 15.30h. Disputam-se 9 Zonas de Regularidade.
2 de Fevereiro - Etapa Comum - 2ª Parte - "Valence - Monaco", 378,26 Km, com partida a partir das 6.00h e chegada às 14.10h. Disputam-se 11 Zonas de Regularidade.
2/3 de Fevereiro - Etapa Final - "Monaco - Monaco", 125,82 Km, com partida a partir das 20.00h e chegada às 00.35h. Disputam-se 14 Zonas de Regularidade.

13º Rallye de Monte Carlo Histórico

De 28 de Janeiro a 3 de Fevereiro estará na estrada a 13ª edição do Rallye de Monte Carlo Histórico 2010.
O "Monte 2010" terá partidas para o percurso de concentração de Copenhaga, Bad Homburg, Barcelona, Turim e Reims.
Á partida estarão alguns nomes de sempre do desporto automóvel; Bjorn Waldgard, Jean Vinatier, Eric Comas, Bruno Saby, Marc Duez, Bob Neyret, Bernard Occelli, Claude Laurent, Patrick Landon, entre muitos outros.

O ALPINCHE

Há muitos, muitos anos, aqui ao lado em Espanha surgiu um carro ganhador a que se chamava Alpinche.
Uma mistura explosiva de Alpine e Porsche, carregada de agilidade e maniabilidade. A que acresciam todos os argumentos do motor Porsche 911 de 6 cilindros, com 210 cavalos. E os mecânicos conseguiram "o milagre" de fazer caber no Alpine o motor do Porsche.
A suspensão da frente é Alpine. Os discos são Porsche.
O piloto era o galego Estanislau Reverter.
Iremos em breve trazer aqui esta aventura.

Berlinette Mag nº 36

Acaba de sair a revista "Berlinette Mag" nº 36. O destaque da capa vai para um Alpine A110 1800 de um alpinista japonês. Mas há muito mais informação, notícias de clubes, reportagens e anúncios. A não perder.

Mille Miles nº 76

Acaba de sair a Revista "Mille Miles" nº 76, de 15 de Janeiro a 15 de Março. A capa destaca um R5 Maxi Turbo ex-Ragnotti. Como sempre, a não perder.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Alpine A 110 Safari da Comas Historic Racing

Esta Reportagem da Revista Retro Course é, no mínimo, fantástica.
Sabe-se que o Rali Safari foi dos poucos terrenos em que o Alpine A 110 não conseguiu impôr-se aos adversários da época e pensa-se, naturalmente, na fragilidade dos carros e nos pisos demolidores, nas estradas abertas e nos rios e lamaçais por onde a prova passava.
Agora, Eric Comas, o conhecido antigo piloto de Fórmula 1 que criou e recriou a Alpine Competição de outros tempos na sua Comas Historic Racing, acaba de mostrar a sua última pérola, um A 110 Safari.
Palavras para quê? Deixamos com a devida vénia a reportagem da Retro Course. Deleite-se!






Revista "Retro Course" nº 73, de 15 Dezembro 2009


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Revista "Retro Course"

Já leu a Revista francesa "Retro Course" de 15 de Dezembro?
Porquê?
Levantamos o véu ligeiramente: Uma reportagem sobre... um Alpine A110 Safari! Feito por Erik Comas.
Simplesmente fantástico.