Estanislao
Reverter nasceu em Orense a 1 de outubro de 1929. Engenheiro mecânico de
formação, começou a competir em 1955 no Torneio FASA, ao volante de um Renault
4/4. Três anos depois, teve a sua primeira participação no Rali de Monte Carlo,
ao volante de um Dyna Panhard e foi vice-campeão espanhol de ralis.
Em 1970,
no rali internacional de Orense, José Pavon guiava um dos 911R da Escuderia Orense quando teve um acidente. O
chassis ficou danificado, mas o motor ainda era aproveitável.
Reverter tinha um Alpine A110 parado que modificou para meter o
motor Porsche, bastante maior do que o 1.6 Renault. Na adaptação usou o eixo traseiro de um Volkswagen, mais
compatível com o motor e a caixa de velocidades do Porsche.
O A110 passou a dispor de 220 cv numa carroçaria com bastante menos de 1.000 kg, o que criava naturais dificuldades de condução.
Reverter
quis chamar ao "novo" carro "REALPOR", (siglas de REverter, ALpine e
PORsche) mas a imprensa e o público assumiu o nome de "ALPINCHE" (iniciais de ALPINe e PorsCHE).
E estreia aconteceu no Rali Rias
Baixas de 1971 terminando em 3º.
Em 1971, o Alpinche conseguiu quatro pódios, sendo sexto no Campeonato de Ralis
de Espanha. No ano seguinte, trocou o motor por uma
versão 2,7 litros com um eixo traseiro Land
Rover. O Alpinche venceu três ralis em 1972, o Criterium Luís de Baviera, o Rias Baixas
e o Ciudad de Oviedo. Participou no Rali de
Portugal onde acabou por abandonar. Acabou o
campeonato na quinta posição da geral.
Em 1973,
voltou a vencer o Rias Baixas e foi 2º no Rali de Espanha. A meio do
ano, o carro passou para José Pavon, mais experimentado na condução dos Porsches, mas os resultados foram mais
modestos.
Em 1974,
Reverter voltou a guiar o Alpinche sendo 3º no Criterium Luis de Baviera e 4º nos 500 km Nocturnos de Alicante. Pavon voltava a guiar o carro, e na Subida de
Castro Beiro, perdeu o controle do carro e este acabou com a frente destruída. O carro foi
reconstruído e voltou às mãos de Pavon, sem resultados de relevo.
Em abril de
1975, na Subida de Vasco Navarro, Reverter sofreu acidente batendo em alguns
carros, ficando ferido na cara e quebrando algumas costelas, apressando a sua retirada do automobilismo. Beny Fernandez ficou com o carro mas poucos meses
depois, no Rally del Sherry, sofreu um acidente ficando o carro muito
danificado.
Em 1976, com as alterações dos regulamentos, acabou por ser abandonado terminando aqui uma história do engenho e arte deste engenheiro mecânico que, depois disso, ainda daria muitos contributos ao desporto automóvel da Galiza e de Espanha.
Reverter faleceu em 3 de fevereiro de 1991, aos 72 anos.
No centro de Ourense existe uma estátua que homenageia Reverter, já publicada neste blog.
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