PRESS RELEASE
14/01/2021
A ALPINE NO TOPO DA INOVAÇÃO DO GRUPO RENAULT COM
AUTOMÓVEIS DESPORTIVOS EXCLUSIVOS
·
A nova entidade Alpine combinará a excelência tecnológica
e a paixão pela competição, para desenvolver automóveis desportivos de elevadas
performances, autênticos e exclusivos.
·
Uma entidade que combina o “knowhow” único da engenharia
da RSC e da RSR, a fábrica de Dieppe, a exposição
mediática da Fórmula 1 e a herança da marca Alpine.
·
Uma gama 100% elétrica que integra tecnologias de ponta
com origem na Fórmula 1.
·
Um protocolo de acordo com o líder dos automóveis
desportivos leves e icónicos, a Lotus, para desenvolver uma nova geração de
automóveis desportivos 100% elétricos.
·
Utilização ao máximo dos ativos do Grupo Renault e da
Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para otimizar os custos.
·
Atingir a rentabilidade até 2025, incluindo o
investimento na competição automóvel.
A Alpine anunciou, hoje, os planos de crescimento, a
longo prazo, como marca do Grupo Renault dedicada a automóveis desportivos,
inovadores, autênticos e exclusivos.
As atuais atividades da AlpineCars, Renault Sport Cars e
Renault Sport Racing serão reunidas numa única entidade, sob a marca Alpine. A
Alpine associará a credibilidade de uma marca autêntica, a uma produção
especializada, ao domínio de engenharia e a uma imensa exposição mediática na
Fórmula 1.
Juntas, essas atividades transportam a Alpine para uma
nova dimensão e lançam as bases de uma marca automóvel de “nova geração”,
destinada a clientes exigentes e apaixonados.
A Alpine é, sem dúvida, a incarnação do automóvel francês; uma marca reconhecida, com uma gloriosa herança da competição e com especialistas altamente qualificados que produzem o modelo A110, na fábrica de Dieppe.
A Renault Sport Racing e escuderia F1 juntas, reúnem 1200 pessoas, que desenvolvem, ao nível do desporto automóvel, o equivalente aos mais exigentes “desafios da relojoaria”, concentrando alguns dos maiores especialistas em aerodinâmica, mecânica e engenharia de motores. A Fórmula 1 oferece uma imensa plataforma de marketing e representa uma oportunidade única para fortalecer, globalmente, a imagem da marca Alpine à escala mundial.
A Alpine beneficiará dos recursos do Grupo Renault e da
Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que incluem tecnologias como a plataforma EV
da Aliança, a presença industrial global do grupo, o acesso a uma estrutura de
compras profissional que permitirá garantir a otimização dos custos, sem
esquecer também o acesso privilegiado à rede de distribuição global e os
serviços financeiros da RCI.
O objetivo é atingir a rentabilidade em 2025, incluindo os investimentos na competição automóvel.
A
“garagem” Alpine 100% elétrica
·
Um Compacto Desportivo
(segmento B), 100% elétrico, baseado na plataforma CMF-B EV da Aliança
·
Um Crossover Desportivo
(segmento C), 100% elétrico, baseado na plataforma CMF-EV da Aliança
·
Um Desportivo 100%
elétrico, substituto do A110, desenvolvido em conjunto com a Lotus
A Alpine estará na vanguarda da inovação do Grupo
Renault, seja em tecnologia, distribuição, experiência-cliente ou qualquer
outra área de criação de valor para a marca e para os clientes. A próxima geração
de produtos Alpine será baseada nas mais recentes inovações do Grupo Renault, e
beneficiará da tecnologia e da experiência na F1: eficiente gestão da energia,
sistemas de segurança e soluções de conectividade procedentes do elevado
desempenho da F1 em matéria de análise e processamento de dados, que se
traduzirão numa vantagem competitiva para os produtos Alpine.
“A nova entidade Alpine combina três marcas com ativos e áreas de excelência distintas, em prol de uma empresa única e autónoma. O ‘know-how’ da nossa fábrica de Dieppe, e a excelência da engenharia das nossas equipas de F1 e da Renault Sport, brilharão com a nossa gama 100% elétrica e tecnológica, ancorando assim o nome ‘Alpine’ no futuro. Estaremos nas pistas e nas estradas, de forma autêntica, com a mais elevada tecnologia e seremos disruptivos e apaixonados”. Laurent Rossi, Diretor-geral da Alpine
A Alpine e a Renault têm uma longa história na
competição, em diferentes categorias, seja na Fórmula 1, nos Ralis ou na
Resistência. A competição permanecerá no centro dos ambiciosos planos da
Alpine, com a Fórmula 1 a desempenhar um papel central na estratégia desportiva
da marca. A partir de 2021, a equipa Alpine F1 competirá contra alguns dos mais
prestigiados nomes da indústria automóvel e entrará no muito exclusivo e
restrito “clube” das equipas de fábrica.
“Dar uma identidade forte e específica à Fórmula 1, mas também ao programa de competição da Alpine, é uma evidência e uma oportunidade. Ao colocar o desporto automóvel no centro da nossa abordagem, a identidade gráfica é fundamental. A decoração apresentada, hoje, é a primeira evocação à nova identidade do Alpine F1 Team. Alguns elementos gráficos estruturais permanecerão com o ‘uniforme’ das corridas, outros evoluirão. O emblema Alpine de dimensões generosas e o grafismo tricolor é o primeiro símbolo de forte identidade da marca em competição. O azul, o branco e o vermelho representam as cores da bandeira francesa e inglesa, numa simbologia muito importante para nós.”AntonyVillain, Diretor de Design da Alpine,
Uma marca nascida da competição para a competição
A Alpine foi fundada em 1955, por
Jean Rédélé, um jovem apaixonado pelo desporto automóvel, que se inspirou no
nome do seu “parque de diversões” favorito – os Alpes – para atribuir o nome à
sua marca.
Em 1978, a Alpine conquistou o seu mais famoso triunfo, alcançando a glória com a vitória nas míticas 24 Horas de LeMans. Em Dieppe, a fábrica continuou a lançar novos e inovadores modelos desportivos, como o A310 V6 e o GTA, com a produção da Alpine a cessar em 1995. Em 2017, a Alpine lançou o novo A110, um modelo fiel aos princípios intemporais do A110 original que, de imediato, atingiu o sucesso, não só pela onda de apaixonados que conquistou, mas também pelos números prémios internacionais granjeados.
Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a
Alpine afirmou-se, ao longo dos anos, com os seus modelos desportivos. Em 2018,
a marca apresentou o novo A110, um modelo desportivo fiel aos princípios
intemporais da Alpine em matéria de leveza, agilidade e prazer de condução. Em
2021, a AlpineCars, a Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing reúnem-se sob
a bandeira da Alpine, que se torna, assim, a marca do Grupo Renault dedicada
aos automóveis desportivos inovadores, autênticos e exclusivos, com a herança e
o “knowhow” da histórica fábrica de Dieppe e a competência na engenharia das
equipas de Fórmula 1 e da Renault Sport Cars.
Sem comentários:
Enviar um comentário