sábado, 15 de agosto de 2009

8691HG76

Ove Andersson/Jean Todt, (15) Monte Carlo 1973

Jacques Marquet, (40) Monte Carlo 1976

Num post anterior, sobre o Tap 73 e JL Thèrier, prometemos voltar ao assunto para darmos uma notas sobre a história brilhante deste A110 - chassis 18290.
Este carro utilizado por Thèrier/Jaubert em Portugal, no 7º Rallye Internacional TAP, era o chassis 18290 e foi estreado em competição no Rallye de Monte Carlo por Ove Andersson/Jean Todt, (nº 15), entre 19 e 26 de Janeiro de 1973, tendo alcançado o 2º lugar final.
O Serviço de Competição da Alpine preparou para o Monte Carlo 73 cinco carros novos que entraram em circulação no dia 8 de janeiro, 11 dias antes da prova.
O chassis 18290 teve a matrícula 8691HG76 e foi atribuído ao vencedor do Monte Carlo em 1971, Ove Andersson.
Foi uma edição espectacular, discutida ao segundo sobretudo com Andruet/Biche.
Aliás, este Monte decidiu-se na última PEC, no mítico Col de la Madone, após uma saída de estrada de Andersson e dois furos. No Col de La Madone Andersson fez o mesmo tempo da primeira passagem mas seria batido por um sensacional e supersónico Andruet numa das suas mais notáveis exibições.
Em Março, de 13 a 18, o 8691HG76 foi inscrito no Tap para JL Thèrier/Jacques Jaubert.
Em termos de preparação, recebeu uma nova blindagem inferior e o motor que Thérier utilizara em Monte Carlo.
E foi uma prova memorável com os seus 2800 Km e 23 PEC's.
Bernard Darniche foi o grande dominador e na 3ª etapa tinha cerca de 2 minutos de vantagem sobre Thèrier, seguido de Achim Warmbold, em BMW.
Mas Darniche "ficaria" nos 32 Km da Sra da Graça com problemas de caixa de velocidades e Thèrier assumiria o comando não mais o largando até ao Estoril, onde foi seguido por JP Nicolas.
Regressado a França por comboio, o 8691HG76 seria vendido em 3 de julho a Jacques Marquet, piloto parisiense que dispunha de um motor 1600 cc preparado por Dudot (da F1, lembram-se?).
Marquet fazia parte da "Ecurie Procor" com Thierry Sabine.
O chassis 18290 mudou de matrícula e passou a ostentar a 5212ZJ75, participando com Jacques Marquet em ralis em 1974/75 e 76, em França e no estrangeiro.
Principais resultados:
1974 - Ronde de Touraine, 8º do grupo; Ronde des Vosges, 15º;
1975 - Ronde de L'Armor, 3º; Ronde du Mont Blanc, 10º; Ronde Cevenole, abandono; Criterium des Cévennes, abandono;
1976 - Rallye de Monte Carlo, Abandono; Ronde Limousine, Abandono.
Depois, perdeu-se o rasto e tudo indica que tenha sido vendido para o Japão.

Sem comentários:

Enviar um comentário