quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Alpinche de Estanislao Reverter

Estanislao Reverter nasceu em Orense a 1 de outubro de 1929. Engenheiro mecânico de formação, começou a competir em 1955 no Torneio FASA, ao volante de um Renault 4/4. Três anos depois, teve a sua primeira participação no Rali de Monte Carlo, ao volante de um Dyna Panhard e foi vice-campeão espanhol de ralis. 
Em 1970, no rali internacional de Orense, José Pavon guiava um dos 911R da Escuderia Orense quando teve um acidente. O chassis ficou danificado, mas o motor ainda era aproveitável. Reverter tinha um Alpine A110 parado que modificou para meter o motor Porsche, bastante maior do que o 1.6 Renault. Na adaptação usou o eixo traseiro de um Volkswagen, mais compatível com o motor e a caixa de velocidades do Porsche. 
O A110 passou a dispor de 220 cv numa carroçaria com bastante menos de 1.000 kg, o que criava naturais dificuldades de condução.  
Reverter quis chamar ao "novo" carro "REALPOR", (siglas de REverter, ALpine e PORsche) mas a imprensa e o público assumiu o nome de "ALPINCHE" (iniciais de ALPINe e PorsCHE).
E estreia aconteceu no Rali Rias Baixas de 1971 terminando em 3º.
Em 1971, o Alpinche conseguiu quatro pódios, sendo sexto no Campeonato de Ralis de Espanha. No ano seguinte, trocou o motor por uma versão 2,7 litros com um eixo traseiro Land Rover. O Alpinche venceu três ralis em 1972, o Criterium Luís de Baviera, o Rias Baixas e o Ciudad de Oviedo. Participou no Rali de Portugal onde acabou por abandonar. Acabou o campeonato na quinta posição da geral.
Em 1973, voltou a vencer o Rias Baixas e foi 2º no Rali de Espanha. A meio do ano, o carro passou para José Pavon, mais experimentado na condução dos Porsches, mas os resultados foram mais modestos. 
Em 1974, Reverter voltou a guiar o Alpinche sendo 3º no Criterium Luis de Baviera e 4º nos 500 km Nocturnos de Alicante. Pavon voltava a guiar o carro, e na Subida de Castro Beiro, perdeu o controle do carro e este acabou com a frente destruída. O carro foi reconstruído e voltou às mãos de Pavon, sem resultados de relevo.
Em abril de 1975, na Subida de Vasco Navarro, Reverter sofreu acidente batendo em alguns carros, ficando ferido na cara e quebrando algumas costelas, apressando a sua retirada do automobilismo. Beny Fernandez ficou com o carro mas poucos meses depois, no Rally del Sherry, sofreu um acidente ficando o carro muito danificado. 
Em 1976, com as alterações dos regulamentos, acabou por ser abandonado terminando aqui uma história do engenho e arte deste engenheiro mecânico que, depois disso, ainda daria muitos contributos ao desporto automóvel da Galiza e de Espanha.
Reverter faleceu em 3 de fevereiro de 1991, aos 72 anos. 
No centro de Ourense existe uma estátua que homenageia Reverter, já publicada neste blog.



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