quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A produção de Alpines no mundo

Por Pedro Barros Pereira



Em 22 de junho de 1955, Jean Rédélé fundou a Alpine, em Dieppe, no Norte de França.
Entre 1956 e 1994 a Alpine teve 3 famílias de modelos, A110, A310 e A610.
Ao todo terão sido produzidos em França 27.010 Alpines.
Mas a produção de Alpines não se limitou a França.
Nos anos sessenta, Jean Rédélé estabeleceu parcerias para a produção sob licença de Alpines na Bulgária, Brasil, Espanha e México, assumindo formas e relacionamentos com variáveis diferentes consoante o parceiro e os países.
Ao todo, estimamos que tenham sido produzidos 30.549 Alpines em todo o mundo, entre 1956 e 1994.
Com o ressurgimento da Alpine em 2018 com o novo A110 já foram produzidos mais de 7.000 carros.
Aqui fica um resumo desta grande aventura.



Bulgária
A exemplo do que se tinha passado com a Renault, em 1966, Rédélé estabeleceu uma parceria com a ETO Bulet (organização estatal de comércio e exportação) para a produção sob licença, nas fábricas de Plovdiv, dos Alpines sob a designação de Bulgaralpine.
Depois de muitas vicissitudes na instalação da fábrica e no fornecimento das matérias primas para a fabricação da fibra, a produção começou em 1967, sendo director de produção o piloto de ralis Iliya Chubrikov. 
Em 1968, dois carros da equipa local de ralis liderada pelos irmãos Iliya e Nikola Chubrikov participaram no Rali de Monte Carlo.
Entre 1967 e 1969 foram produzidos o Bulgaralpine GT4 e o Bulgaralpine Berlinette.
A produção terminou em 1969 e desconhecem-se ao certo quanto carros foram produzidos mas, a crer nas palavras de Ilya Chubrikov que era o director de produção,terão sido produzidos cerca de 100 carros.



Brasil
No Brasil, a escolha de Jean Rédélé da parceria para a produção sob licença dos Alpines recaiu na Willys Overland.
Os modelos adoptaram a designação de Willys Interlagos, com as versões Berlineta, Coupé e Cabriolet e foram produzidos entre 1962 e 1966.
Foram produzidos 822 Willys Interlagos.



Espanha
Em Espanha, Jean Rédélé estabeleceu em 1963 uma parceria com a FASA Fabricacion de Automoviles SA, de Valadolid, fundada por Manuel Jimenez Alfaro em 1950, para a fabricação sob licença dos Alpines. 
A produção começou com o A108, nas versões Berlinette e Cabrio Sport. 
Em julho de 1965, a Renault assumiu o controlo da empresa passando a designar-se FASA-Renault. Decidida a manutenção da linha Alpine em Valladolid, em 1966 entrou em produção o A110 Berlinette que se manteve até 1978, nas motorizações 1100, 1300 e 1400.
Terão saído das fábricas da FASA Renault de Valladolid 1904 Alpines.



México
No México, Jean Rédélé estabeleceu uma parceria com a sociedade DINA - Diesel Nacional, da cidade do México, para a produção sob licença dos Alpines aqui com a designação de Dinalpin.
Nas fábricas da DINA, na Área Industrial Vallejo, na cidade do México, foram produzidos os modelos Dinalpin Berlinette, Dinalpin GT4 e Dinalpin Cabriolet.
A produção durou entre 1965 e 1974 e foram produzidos 713 Dinalpins.


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