quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Alpine com desportivos exclusivos

PRESS RELEASE

14/01/2021

                                                                                                            

A ALPINE NO TOPO DA INOVAÇÃO DO GRUPO RENAULT COM AUTOMÓVEIS DESPORTIVOS EXCLUSIVOS

A AlpineCars, a Renault Sport Cars (RSC) e a Renault Sport Racing (RSR) reúnem-se sob a marca Alpine.

·        A nova entidade Alpine combinará a excelência tecnológica e a paixão pela competição, para desenvolver automóveis desportivos de elevadas performances, autênticos e exclusivos.

·        Uma entidade que combina o “knowhow” único da engenharia da RSC e da RSR, a fábrica de Dieppe, a exposição mediática da Fórmula 1 e a herança da marca Alpine.

·        Uma gama 100% elétrica que integra tecnologias de ponta com origem na Fórmula 1.

·        Um protocolo de acordo com o líder dos automóveis desportivos leves e icónicos, a Lotus, para desenvolver uma nova geração de automóveis desportivos 100% elétricos.

·        Utilização ao máximo dos ativos do Grupo Renault e da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para otimizar os custos.

·        Atingir a rentabilidade até 2025, incluindo o investimento na competição automóvel.

A Alpine anunciou, hoje, os planos de crescimento, a longo prazo, como marca do Grupo Renault dedicada a automóveis desportivos, inovadores, autênticos e exclusivos.

As atuais atividades da AlpineCars, Renault Sport Cars e Renault Sport Racing serão reunidas numa única entidade, sob a marca Alpine. A Alpine associará a credibilidade de uma marca autêntica, a uma produção especializada, ao domínio de engenharia e a uma imensa exposição mediática na Fórmula 1.

Juntas, essas atividades transportam a Alpine para uma nova dimensão e lançam as bases de uma marca automóvel de “nova geração”, destinada a clientes exigentes e apaixonados.

 Ativos atuais e novas sinergias para novos desafios

A Alpine é, sem dúvida, a incarnação do automóvel francês; uma marca reconhecida, com uma gloriosa herança da competição e com especialistas altamente qualificados que produzem o modelo A110, na fábrica de Dieppe.

 A Renault Sport Cars é formada por uma equipa de 300 pessoas, mestres no desenvolvimento de automóveis desportivos. Especialistas que deram ao Grupo Renault modelos icónicos como o Renault 5 Turbo, Clio V6, Mégane R.S. Trophy e o novo Alpine A110.

A Renault Sport Racing e escuderia F1 juntas, reúnem 1200 pessoas, que desenvolvem, ao nível do desporto automóvel, o equivalente aos mais exigentes “desafios da relojoaria”, concentrando alguns dos maiores especialistas em aerodinâmica, mecânica e engenharia de motores. A Fórmula 1 oferece uma imensa plataforma de marketing e representa uma oportunidade única para fortalecer, globalmente, a imagem da marca Alpine à escala mundial.

A Alpine beneficiará dos recursos do Grupo Renault e da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que incluem tecnologias como a plataforma EV da Aliança, a presença industrial global do grupo, o acesso a uma estrutura de compras profissional que permitirá garantir a otimização dos custos, sem esquecer também o acesso privilegiado à rede de distribuição global e os serviços financeiros da RCI.

O objetivo é atingir a rentabilidade em 2025, incluindo os investimentos na competição automóvel.

A “garagem” Alpine 100% elétrica

 A nova organização, a intensificação das sinergias com o Grupo Renault e com a Aliança e a colaboração com parceiros selecionados, serão fundamentais para apoiar o plano de produto da Alpine:

·        Um Compacto Desportivo (segmento B), 100% elétrico, baseado na plataforma CMF-B EV da Aliança

·        Um Crossover Desportivo (segmento C), 100% elétrico, baseado na plataforma CMF-EV da Aliança

·        Um Desportivo 100% elétrico, substituto do A110, desenvolvido em conjunto com a Lotus

 Como parte do desenvolvimento da Unidade de Negócio da Alpine, o Grupo Renault e o Grupo Lotus assinaram um protocolo de acordo que visa diversos domínios de cooperação, onde se inclui o desenvolvimento conjunto de um modelo desportivo 100% elétrico. As equipas da Alpine e da Lotus comprometem-se a conduzir um abrangente estudo de viabilidade para as áreas de engenharia e conceção, para o desenvolvimento conjunto de um automóvel desportivo 100% elétrico, aproveitando os recursos, o “knowhow” e as instalações das respetivas marcas, em França e no Reino Unido.

A Alpine estará na vanguarda da inovação do Grupo Renault, seja em tecnologia, distribuição, experiência-cliente ou qualquer outra área de criação de valor para a marca e para os clientes. A próxima geração de produtos Alpine será baseada nas mais recentes inovações do Grupo Renault, e beneficiará da tecnologia e da experiência na F1: eficiente gestão da energia, sistemas de segurança e soluções de conectividade procedentes do elevado desempenho da F1 em matéria de análise e processamento de dados, que se traduzirão numa vantagem competitiva para os produtos Alpine. 

“A nova entidade Alpine combina três marcas com ativos e áreas de excelência distintas, em prol de uma empresa única e autónoma. O ‘know-how’ da nossa fábrica de Dieppe, e a excelência da engenharia das nossas equipas de F1 e da Renault Sport, brilharão com a nossa gama 100% elétrica e tecnológica, ancorando assim o nome ‘Alpine’ no futuro. Estaremos nas pistas e nas estradas, de forma autêntica, com a mais elevada tecnologia e seremos disruptivos e apaixonados”. Laurent Rossi, Diretor-geral da Alpine

 Manutenção na competição

A Alpine e a Renault têm uma longa história na competição, em diferentes categorias, seja na Fórmula 1, nos Ralis ou na Resistência. A competição permanecerá no centro dos ambiciosos planos da Alpine, com a Fórmula 1 a desempenhar um papel central na estratégia desportiva da marca. A partir de 2021, a equipa Alpine F1 competirá contra alguns dos mais prestigiados nomes da indústria automóvel e entrará no muito exclusivo e restrito “clube” das equipas de fábrica.

“Dar uma identidade forte e específica à Fórmula 1, mas também ao programa de competição da Alpine, é uma evidência e uma oportunidade. Ao colocar o desporto automóvel no centro da nossa abordagem, a identidade gráfica é fundamental. A decoração apresentada, hoje, é a primeira evocação à nova identidade do Alpine F1 Team. Alguns elementos gráficos estruturais permanecerão com o ‘uniforme’ das corridas, outros evoluirão. O emblema Alpine de dimensões generosas e o grafismo tricolor é o primeiro símbolo de forte identidade da marca em competição. O azul, o branco e o vermelho representam as cores da bandeira francesa e inglesa, numa simbologia muito importante para nós.”AntonyVillain, Diretor de Design da Alpine,

Uma marca nascida da competição para a competição

A Alpine foi fundada em 1955, por Jean Rédélé, um jovem apaixonado pelo desporto automóvel, que se inspirou no nome do seu “parque de diversões” favorito – os Alpes – para atribuir o nome à sua marca.

 Foi, em 1962, que a Alpine começou a ser reconhecida e a descolar para “voos mais altos”, com o lançamento do original A110. Naquela época, a Alpine e a Renault colaboravam de forma próxima, com os modelos Alpine a serem vendidos e assistidos nos concessionários Renault. No início dos anos 70, a Alpine fazia já parte da elite dos ralis. Em 1971, monopolizou, pela primeira vez, o pódio do célebre Rali de Monte-Carlo, repetindo a façanha dois anos depois. E foi precisamente em 1973, que a Alpine conquistou, também, o título de Construtores no Campeonato do Mundo de Ralis.

 Paralelamente e fora da competição, as vendas dos modelos de estrada da Alpine cresciam. Para responder a esse sucesso, a Alpine construiu uma fábrica, em Dieppe, em 1969 (o mesmo local onde atualmente é produzido o novo A110), e onde, em 1971, o A310 entrou em produção, antes da marca ser adquirida pelo Grupo Renault, em 1973.

Em 1978, a Alpine conquistou o seu mais famoso triunfo, alcançando a glória com a vitória nas míticas 24 Horas de LeMans. Em Dieppe, a fábrica continuou a lançar novos e inovadores modelos desportivos, como o A310 V6 e o GTA, com a produção da Alpine a cessar em 1995. Em 2017, a Alpine lançou o novo A110, um modelo fiel aos princípios intemporais do A110 original que, de imediato, atingiu o sucesso, não só pela onda de apaixonados que conquistou, mas também pelos números prémios internacionais granjeados.

 Sobre a Alpine

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine afirmou-se, ao longo dos anos, com os seus modelos desportivos. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um modelo desportivo fiel aos princípios intemporais da Alpine em matéria de leveza, agilidade e prazer de condução. Em 2021, a AlpineCars, a Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing reúnem-se sob a bandeira da Alpine, que se torna, assim, a marca do Grupo Renault dedicada aos automóveis desportivos inovadores, autênticos e exclusivos, com a herança e o “knowhow” da histórica fábrica de Dieppe e a competência na engenharia das equipas de Fórmula 1 e da Renault Sport Cars.

Sem comentários:

Enviar um comentário