terça-feira, 31 de março de 2009

Alpine A110 AF-35-18

Este Alpine A 110 1600 S terá sido o primeiro a ser importado para Portugal tendo sido matriculado em 3 de Abril de 1973 com a matrícula AF-35-18. Tinha um motor 1605 cc e, segundo informação veiculada pelo "Autosport" terá sido um dos 20 que permitiram a homologação do motor 1605 cc, sendo que 16 foram entregues à Renault e só 4 a clientes particulares.
Este A110 foi vendido a Vasco Pereira Coutinho (ver primeiras fotos cedidas por Vítos Colaço Marques já com as jantes que foram do GA-34-13).
Vasco Pereira Coutinho faria com ele algumas provas, nomeadamente o 8º Rallye Internacional Tap de 1974 onde teve como navegador Tavares Pinto, ostentando o nº 55 (ver foto abaixo).
Depois o AF-35-18 foi vendido ao pintor João Vasconcelos, de Amarante, conforme foto abaixo, já sem os alargamentos.
Após a morte de João Vasconcelos, terá sido vendido para Viana do Castelo aparecendo mais tarde novamente na competição com Júlio Parente que o utilizou em várias provas de rampas e clássicos.
Em 2001 foi comprado por Pedro Sena da Silva que procedeu a um rigoroso restauro do carro na "Companhia dos Clássicos" (última foto abaixo).
Dispõe agora de um motor 1.774cc, com 170 cv, velocidade máxima de 220 Km/h, sendo um dos melhores e mais valiosos exemplares Grupo 4 existente na actualidade.

A110 quando era de Vasco Pereira Coutinho - Fotos de Vítor Colaço Marques

Vasco Pereira Coutinho/Tavares Pinto no 8º Rallye Tap 74

A110 quando era de João Vasconcelos, em Amarante - Foto João Vasconcelos filho
A110 de Pedro Sena da Silva, após restauro

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